GALERIA / 2016



FESTA DE NATAL

FESTA DE NATAL

No passado dia 17 organizamos mais um convívio de Natal entre os nossos residentes e respetivos familiares e amigos. Foi com enorme satisfação que verificamos a maior adesão de sempre. Efetivamente foi muito entusiasmante sentir a amizade e o carinho entre todos e perceber a alegria sentida pelos nossos idosos na iniciativa.
Sendo um momento mágico, até as restrições alimentares do dia a dia foram esquecidas e, assim, aproveitamos o momento para nos deliciarmos com as coisas boas em que a época é pródiga nomeadamente iguarias e doces natalícios.
Agradecendo a presença de todos aproveitamos o momento para desejar um FELIZ E SANTO NATAL e UM ANO DE 2017 PLENO DE FELICIDADES.

Visita Pastoral

Visita Pastoral

O Padre João Emanuel, pároco de Santa Cristina do Couto, presenteou-nos com a sua visita. Após uma visita a todos os nossos residentes e às instalações, celebrou missa com a presença de muitos residentes e administrou o Sacramento da Santa Unção aos residentes que o solicitaram. A visita terminou com um excelente almoço partilhado por todos num espírito de comunhão e amizade. Sabendo e percecionando a alegria que todos os eventos religiosos provocam nos nossos residentes, naturalmente que temos sempre a porta aberta para o Padre João nos visitar. Ao Padre João Emanuel o nosso agradecimento e os votos de excelente trabalho na sua árdua tarefa de pastoral nas paróquias que orienta.

Atividade de Musicoterapia

Atividade de Musicoterapia

Os sons sempre acompanharam a humanidade. Desde os instrumentos mais rudimentares da pré-história até à mais sofisticada forma de produzir sons na atualidade, o homem e as comunidades, sempre perceberam que o som e a música constituiam elemento de expressão criativa capaz de interferir nos comportamentos individuais e coletivos.
A musicoterapia é uma vertente dessa expressão artística com fins muito específicos de interferir positivamente na vida das pessoas e das comunidades. Nos idosos é claramente indutor de criatividade, ritmo e sintonia, alegria e vivacidade e do espírito de grupo e camaradagem.
E foi isso tudo que aconteceu esta sexta-feira com uma excelente atividade de musicoterapia sob a orientação da Catarina Costa e Silva e com a colaboração da nossa assistente social Ilda Fonseca e da animadora social Isabel Costa. É uma aposta ganha que procuraremos manter enquanto tiver esse perfil potencializador.


Visita ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea - MIEC

Visita ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea - MIEC

No passado dia 27 de Setembro, numa iniciativa conjunta entre a CERLAR, a Câmara Municipal de Santo Tirso e os serviços do MIEC, organizamos uma visita ao novo edifício do MIEC cuja projeto foi da autoria de Siza Vieira e Souto Moura. Podemos dizer que foi um; dois em um: deliciamo-nos com a beleza arquitetónica do novo edif+icio e restauração do antigo Museu Abade Pedrosa e, ainda por cima, tivemos o previlégio de apreciar os preparativos finais da exposição "Escultura Íntima" de Miquel Navarro sobre as cidades e a sua organização tridimensional e cuja abertura ao público ocorrerá a 14 de Outubro. Não perdemos ainda a oportunidade de visitar a exposição da pré-história à contemporaniedade. Uma viagem através da história de Santo Tirso.
Foi uma manhã muito agradável e cheia de curiosidade e aprendizagem que deliciou os nossos residentes.

FESTAS POPULARES

FESTAS POPULARES

Este sábado, dia 16 de Julho, tivemos mais um convívio com a presença de mais de 60 pessoas entre residentes, familiares e amigos. Aproveitando a época das festas populares organizamos um agradável churrasco com excelentes sardinhas e boa carne. Foi uma agradável oportunidade de todos convivermos em ambiente alegre e simpático em que todos colaboraram e participaram e houve a oportunidade de estreitar o espírito de grupo e entreajuda. A todos os que participaram o nosso muito obrigado.

PÁSCOA

PÁSCOA

É consensual que a Páscoa já não é o que era, mas, para nós, haverá sempre uma preocupação em preservar as tradições e sabemos que a importância que isso tem para os nossos idosos.
Assim, a nossa equipa de artistas, elaborou um conjunto de adereços, devidamente associados à época pascoal, para decorar os nossos espaços a preceito e no domingo de Páscoa recebemos a visita pascal do compasso seguida dum lanche devidamente recheado dos doces da época.
Foi mais um momento de convívio e lazer que fez a delícia dos nossos idosos e que muito nos satisfaz.


CARNAVAL

CARNAVAL

O Carnaval é sempre um momento de festa. Para nós é a oportunidade de desenvolver as capacidades artísticas dos nossos idosos e dar asas à imaginação de cada um para elaborar as máscaras mais bonitas. Depois é decorar os espaços e esperar pelo própriom dia para celebrar o CARNAVAL. As faculdades físicas já não são muitas e por isso a possibilidade de participar em atividades no exterior já não é muito aconselhável mas no nosso ambiente é sempre um momento para celebrar o momento e dar largas à alegria e a saborear comida adequada sem excessos.